O Plano de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa
O Plano de Mitigação consiste em metas definidas pela organização para mitigar, reduzir, remover e/ou compensar as emissões de gases de efeito estufa.
Com as fontes de emissões identificadas e quantificadas, são estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo. Essas metas envolvem melhorar processos internos, investir em equipamentos mais eficientes e buscar parceiros que possam ajudar a atingir o objetivo de redução estabelecido.
Como o plano tem uma visão de futuro é essencial o acompanhamento constante. Novas tecnologias podem ser criadas, novas metas podem ser incluídas, novos critérios podem ser estabelecidos a partir de pesquisas científicas.
Conformidade com os principais programas internacionais sobre práticas positivas para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Busca por inovação de equipamentos e processos que podem trazer uma melhor entrega no produto ou serviço da empresa
Entendimento de todo o processo com foco na redução de emissões que podem trazer melhorias com políticas e procedimentos.
Onde entra o Plano na Jornada Sustentável
Elaboração e Verificação do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Elaboração do Plano de Mitigação/Redução
Validação do Plano de Mitigação/Redução periodicamente.
1
2
3
1
Elaboração do inventário consiste em identificar e quantificar as fontes de emissões. A verificação é a avaliação se o inventário está em conformidade com os principais programas. Etapa essencial para elaborar um plano consistente.
Elaboração do Plano de Mitigação/Redução é a definição do objetivo de redução das emissões da organização, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo para alcance do objetivo no prazo estabelecido.
2
Validação do plano consiste avaliar cada ação tomada, de acordo com as metas estabelecidas, entregando estudo de plausividade para alcance do objetivo.
3
Atendimento aos principais programas
Não basta saber elaborar o plano de mitigação/redução. Para trazer maior credibilidade seguimos normativas e programas reconhecidos que estabelecem critérios e definições claras para reconhecimento de um plano pleno.
EMPRESAS PELO CLIMA
Programa de longo prazo elaborado pelo mesmo idealizador do Programa Brasileiro GHG Protocol.
GREENHOUSE GAS PROTOCOL - GHG PROTOCOL
Padrão internacional. Mesmo organismo que serve como base para o Programa Brasileiro GHG Protocol.
SCIENCE BASED TARGETS - SBTI
É uma colaboração entre quatro organizações internacionais: CDP, Pacto Global, WWF e WRI que estabelece metas e redução baseadas em ciência climática.
Busca a validação ou quer entender melhor as soluções que a Ecogest pode oferecer?
Preencha o formulário e logo responderemos para começar seu projeto com uma proposta ou falar com nossos especialistas e tirar suas dúvidas